Como planejar uma cozinha - o seu guia passo-a-passo para o espaço perfeito
Siga os nossos passos simples sobre como planejar uma cozinha, da inspiração à instalação Escolhendo uma nova cozinha é um dos projetos mais interessantes quando se trata de renovar a casa. Também pode ser o mais caro, estressante e demorado. De escolher o estilo certo para encontrar um designer e concordar com o layout, há muito a se levar em conta. Por mais tentado que você seja apressar-se em um showroom e escolher o seu design, é vital que você tenha bastante tempo para considerar o que é realmente desejado.
Quebrar o processo de planejamento em etapas gerenciáveis facilitará o processo. Pense nisso como uma jornada e dê a cada passo o tempo e a consideração de que precisa.
Se este é o seu primeiro, ou você precisa de um pouco de ajuda para planejar seu segundo ou terceiro projeto, então continue a ler.
1. Avalie todas as suas necessidades

Primeiro, faça uma boa limpeza, então você não estará considerando itens que você não usa há anos. Agora dê uma olhada ao redor da sua cozinha existente e faça uma lista de todas as coisas que você gosta e não gosta. Isso pode ser qualquer coisa, desde a quantidade de armazenamento - e onde está - até os tipos de aparelhos e cores dos armários. Isso ajudará você a se concentrar em reter ou melhorar aspectos específicos.
Pense se o espaço real funciona ou se é necessário abrir ou estender. O trabalho de construção mais comum envolve derrubar uma parede entre a cozinha e a sala de jantar, por isso considere criar um ambiente mais aberto se tiver a chance.
Pode ser útil fazer algumas perguntas sobre como você deseja usar o espaço. Você simplesmente precisa de um lugar para preparar refeições ou está sonhando com uma área multifuncional onde também pode almoçar ou jantar com a família e os amigos? Para quem você cozinha, o que você cozinha e como você cozinha?
2. Pense em encanamento e aquecimento
Você estará usando encanamento existente para pias e eletrodomésticos ou você vai precisar de trabalho adicional de tubulação? Se você está planejando incluir uma ilha de cozinha contendo uma pia ou outros eletrodomésticos em seu design, você precisa garantir que o encanamento e o fornecimento de eletricidade estejam no lugar antes que o piso seja colocado. Exercite-se onde os equipamentos, grandes e pequenos, serão usados para garantir que você tenha pontos de conexão onde precisa deles.
"Onde quer que você decida localizar sua pia, é uma boa idéia instalar sua máquina de lava-louças por perto", diz Paul Gibbs, gerente de compras da B & Q. "Vai ajudar a manter o encanamento simples."
Piso radiante é uma escolha popular para cozinhas como radiadores podem ocupar um espaço valioso. Se você está optando por aquecimento radiante, isso precisará ser instalado antes de colocar o chão da cozinha.
3. Considere as opções de iluminação
Ao planejar a iluminação, é uma boa idéia tornar o sistema bastante flexível para que você possa regular áreas da sua cozinha de forma independente. A iluminação secundária, como pontos acima das áreas de cozimento e preparação, também é útil.
Você deseja muitas bancadas elegantes, uma ilha de declaração ou muitos armários para armazenamento? Ou existem alguns aparelhos específicos que você acha que facilitarão muito a sua vida na cozinha?
Todo mundo gosta de trabalhar de maneira particular e cada pessoa tem uma lista diferente de prioridades, por isso é importante escrever a sua logo no início para garantir que sua cozinha seja adaptada às necessidades específicas de sua família. Isso também irá poupar muito tempo e problemas quando se trata de discutir seu projeto com um especialista em cozinhas.
4. Seja inspirado

Como você quer que sua cozinha fique é, naturalmente, uma escolha muito pessoal. Uma dica que ajuda muito é a coletar imagens e folhas de rascunho de revistas e montar várias idéias. Além disso, anote as superfícies, materiais ou acessórios que você viu e que funcionam bem juntos.
Mesmo algo tão simples como um belo prato, azulejo, peça de mobiliário ou um pedaço de tecido pode ser um excelente ponto de partida para escolher um tema ou cores. Não se preocupe muito com o custo neste momento, apenas se concentre em coisas que o inspiram, e em breve você será capaz de identificar os estilos pelos quais você é atraído.
FAÇA A COZINHA DOS SEUS SONHOS
5. Consulte um designer de cozinha
Para obter o máximo absoluto do seu espaço, a entrada de um designer de cozinha profissional pode ser inestimável. Sua experiência e conhecimento lhe oferecerão muitas idéias simples - assim como ideias inovadoras - que talvez você nem tenha considerado.
Os designers de cozinha também terão conhecimento atualizado de produtos, acessórios e acessórios, e poderão adquirir tudo em seu nome. Por fim, eles ajudarão a garantir que sua nova cozinha funcione da maneira mais eficiente possível, aqui na WD Moveleira temos um time de primeira pra te atender e ajudar nisso se você preferir :)
Apenas concorde com uma cotação para o projeto e instalação de uma cozinha, uma vez que o designer tenha olhado para o espaço. Uma vez que o projeto foi concluído, verifique se você tem uma cotação completa para os armários e instalação. Sempre verifique o que está incluído no custo, incluindo se a empresa supervisionará o projeto do início ao fim.
Escolha uma empresa com um histórico de boas instalações e peça para falar com alguns clientes anteriores.
Certifique-se de ter uma cotação por escrito que cubra todos os aspectos do trabalho, incluindo ajustes, pisos e quaisquer alterações estruturais que você tenha discutido.
Não assine nada a menos que esteja preparado para honrar seu lado do contrato. Alguns termos e condições têm cláusulas de cancelamento caras.
6. Defina seu orçamento

Seja sempre honesto quanto ao seu orçamento, para que o designer possa ajudá-lo a decidir onde economizar e onde investir - mesmo que você não tenha grandes somas para gastar. As prateleiras abertas são menos caras que os armários fechados, por exemplo, enquanto o armazenamento amplo e de baixo nível pode significar que você precisa de menos unidades de parede, o que economiza custos.
É fácil ficar tonto quando confrontado com uma variedade de aparelhos brilhantes com inúmeros programas e funções, por isso só invista em coisas que você acha que realmente vai usar. E não se esqueça de incluir as taxas de instalação, bem como a própria cozinha.
Por fim, verifique se o orçamento inclui um fundo de contingência de 10%, para cobrir quaisquer custos extras inesperados.
Se tem um obstáculo sobre onde gastar o dinheiro, aqui estão nossas principais dicas sobre onde gastar e onde economizar:
Procure sempre as melhores bancadas que puder, pois elas são um dos elementos mais úteis de qualquer cozinha. Granito, superfícies compostas e sólidas são todos bons investimentos, pois são resistentes, duráveis e dão à sua cozinha um acabamento luxuoso.
Em seguida, verifique se os seus gabinetes são de boa qualidade. Não seja tentado a poupar em carcaças finas, pois elas não duram muito tempo. Você quer pelo menos uma espessura de 15mm em todo o ciclo - se não mais.
Pense em economia na escolha de portas. Nós não podemos todos ter recursos para folheados de madeira ricos, então por que não recriar o mesmo olhar com um laminado ou acabamento de folha de PVC em vez disso? Até mesmo portas hi-gloss vêm em diferentes faixas de preço, dependendo se elas são lacadas ou laminadas. "Apesar de todos parecerem iguais, uma cozinha envernizada pode custar consideravelmente mais do que o equivalente em laminado", explica o designer de cozinha Paul Bagguley da In-Toto Batley.
Gaste sabiamente em eletrodomésticos, também, comprando o melhor forno e fogão que você pode pagar - mas talvez considere uma marca mais barata para a lavanderia e faça sem a máquina de café e refrigerador de vinho. É tudo uma questão de compromisso se o seu orçamento está sob pressão, por isso certifique-se de gastar com as coisas que importam - pode sempre adicionar pequenos electrodomésticos e acessórios de luxo nos próximos anos.
FAÇA A COZINHA DOS SEUS SONHOS